Trabalhadores prometem greve
Mais de 30 funcionários da empresa Barreiras Prestadores de Serviços, terceirizada pela prefeitura para serviços gerais na secretaria de Obras, estão com os vencimentos atrasados. A informação foi prestada ao Jornalismo da Rádio Cidade pelos próprios funcionários, que relataram a difícil situação vivida por eles. A empresa, que é de Londrina (PR), presta diversos serviços à prefeitura de Brusque.
Conforme os funcionários, o pagamento é para acontecer no início de cada mês. Porém, em todos os meses eles trem recebido com atraso. Outros problemas ainda atormentam a vida dos trabalhadores, como a falta de transporte em algumas ocasiões e a falta de combustíveis, além dos pagamentos feitos pela empresa não terem comprovantes, ou contracheque.
A empresa, segundo um dos funcionários, teria alegado que o pagamento só seria efetivado para os que possuem conta bancária. Porém, a maioria dos trabalhadores não possui contas em agências bancárias. Outra questão abordada foi a promessa de salário inicial: R$ 650 mensais, mais sacolão. No entanto, nenhum deles ainda não recebeu nem o salário prometido e nem tampouco o sacolão.
A empresa iniciou as atividades em Brusque no mês de janeiro deste ano. Os cheques repassados aos funcionários são do Paraná, o que dificulta em muito a troca por dinheiro no comércio local. Os homens ainda alegam que não conseguem manter contato com os responsáveis pela empresa. Não sabem nem mesmo o nome do patrão.
Diante dessas dificuldades, e caso persista o atraso no pagamento dos salários, os trabalhadores prometem uma greve.
De acordo com a secretaria de Obras, a prefeitura tem repassado em dia o pagamento para a empresa Barreiras. O que ocorre, segundo a secretaria, é um equívoco de informações, pois os funcionários da própria prefeitura que atuam nos serviços gerais recebem os vencimentos antes dos trabalhadores da empresa, que receberiam os vencimentos no 5º dia útil de cada mês. Ou seja, o pagamento de março deverá ser realizado hoje (8).


